quarta-feira, 4 de julho de 2018

Silvestre Pires de Freitas

Tecendo os fios da história

Silvestre Pires de Freitas com sua família e ao fundo a escola
A comunidade escolar da E.E.Prof. Plínio Paulo Braga tem uma dívida história com o precursor da formação educacional no bairro Taboão, o Sr. Silvestre Pires de Freitas, este grande homem proporcionou à população da década de 30 a educação formal. Um bairro embrionário, ainda em fase de desenvolvimento econômico e social, na sua fase rústica. Silvestre Pires abriu caminho para o progresso quando oferece uma parte de suas terras para a construção de um barração que passaria a funcionar como escola rural. À frente do seu tempo, escreveu uma grande história e quem passa pela escola tece ainda mais este fio que ele iniciou, gerando um tecido gradativamente mais expressivo.


"QUEM FOI SYLVESTRE PIRES DE FREITAS?

Sylvestre Pires de Freitas nasceu em 31 de dezembro de 1891, no bairro dos Marmelos em Guarulhos. Foi casado com Maria de Siqueira Bueno, com quem teve 5 filhos. Por volta de 1931, estabeleceu-se no Taboão, na época a região era denominada como zona rural , com formações de sítios, chácaras e uma pequena população. Foi proprietário de uma Olaria no bairro dos Veigas e próximo da Praça 8 (bem de frente da escola do Plínio) possuía um armazém que atendia as necessidades dos moradores da região. 

Não havendo escola próxima que pudesse atender as crianças, disponibilizou um espaço em sua propriedade que veio dar início a Escola Rural do Taboão.

Sempre teve princípios éticos, trabalhando com honestidade, valorizando a família e religião, procurava sempre ajudar a comunidade do bairro.
Faleceu em 1974, para preservar sua memória, hoje a principal via que liga a Praça 8 de Dezembro até o bairro Tanque Grande denomina seu nome: Av. Silvestre Pires de Freitas." relata a Professora Maria Júlia, neta do Sr. Silvestre Pires de Freitas ao Jurandir, autor da Página Taboão em Foco. Ambos são as principais fontes do Blog.