domingo, 13 de janeiro de 2019

Homenagem ao ilustre Plínio Paulo Braga em 1938

Em Santa Cruz do Rio Pardo

HOMENAGEM AO PROFESSOR PLÍNIO BRAGA

Realizou-se no dia 31 de julho findo, em Santa Cruz do Rio Pardo, uma expressiva homenagem ao professor Plínio Braga, delegado de ensino na capital e figura de destacado relevo no magistério.
No salão nobre do grupo escolar daquela cidade, foi inaugurado o retrato do ilustre educador.
Ao ato inaugural, que se revestiu de grande brilhantismo, estiveram presentes as altas autoridades de Santa Cruz do Rio Pardo, das cidades vizinhas, amigos e admiradores do homenageado.
O sr. Joaquim do Alvares Cruz, diretor do Departamento da Educação, fez-se representar pelo delegado do ensino local, professor Salvador Ovidio de Arruda.
O sr. Plínio Braga, acompanhado de seus irmãos, dr. Mauricio Braga, professora senhorita Hercilia Braga e professor Fabiano Lozano, inspetor geral de música, no Estado, chegou a Santa Cruz, às 9 e meia horas, sendo recebido por grande massa de povo, que lhe fez carinhosa recepção. Além das autoridades locais, professores e representantes da alta sociedade rio-pardense, estavam formandos, em frente à estação, centenas de escoteiros, que lhe prestaram as homenagens devidas e merecidas, porque Plínio Braga é um dos maiores impulsionadores do escotismo no Estado de São Paulo.
Às 14 horas, efetuou-se, no salão de festas do grupo escolar, a inauguração do retrato do fundador e pioneiro diretor daquele estabelecimento de ensino. Nessa ocasião foi executado um belo programa litero-musical do qual se destacou a “Ave Maria”, de autoria de Plínio Braga que é, também um inspirado compositor.
O homenageado foi saudado por vários oradores, que enalteceram as suas brilhantes qualidades de espírito e cultura e historiaram os relevantes serviços que, em vários setores, ele tem prestado à Instrução pública de São Paulo.
O professor Plínio Braga, em formoso e substancioso discurso, agradeceu as homenagens que os seus colegas, amigos e o povo de Santa Cruz do Rio Pardo acabavam de prestar-lhe.
O conhecido educador tem recebido desta capital e de várias cidades do interior, numerosos telegramas e cartas de felicitações.


Correio Paulistano, sábado, 06 de agosto de 1938. Edição 25279, folha 2 - matéria na íntegra. Disponível em:  http://memoria.bn.br/DocReader/090972_08/25250. Acesso em 12 jan. 2019.